Caro(a) aluno(a), seja bem-vindo(a) à nossa atividade MAPA. Aqui, teremos a oportunidade de conhecer mais sobre os temas discutidos na disciplina “Linguagem Jurídica”.

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Caro(a) aluno(a), seja bem-vindo(a) à nossa atividade MAPA. Aqui, teremos a oportunidade de conhecer mais sobre os temas discutidos na disciplina “Linguagem Jurídica”. Oriento que leia o texto a seguir e realize a atividade proposta.
 

VOCABULÁRIO JURÍDICO

 

[…] Mais uma vez, saber expressar-se no direito é de suma importância. É através das palavras que o profissional do direito irá formular o pedido do seu cliente, formando o pensamento através das palavras. Consequentemente, caso não use este recurso a seu favor e não saiba utilizar as palavras em seu contexto, terá o seu pedido indeferido, melhor dizendo, o pedido não será aceito, será negado pelo juiz.
Compreende-se que a palavra e o Direito estão ligados. A palavra é o meio pelo qual o profissional de Direito realiza várias atividades tais como: peticionar, contestar, apelar, arrazoar, inquirir, persuadir, provar, tergiversar, julgar, absolver ou condenar. Sendo assim, o advogado deve ter muito cuidado com os vocábulos que lida na advocacia.
A semântica é uma parte da língua que estuda o significado das palavras. Há sutis diferenças semânticas para os operadores do direito enquanto para pessoas que não são da área, tem o mesmo significado. Exemplo disso é que domicílio, residência e habitação diferem juridicamente entre si, tal como posse, domínio ou propriedade; observará, ainda, que decadência, prescrição, preclusão e perempção, embora assemelhadas no sentido, não querem dizer a mesma coisa.
[…]
 

Disponível em: t.ly/PaZM. Acesso em: 28 jun. 2023.

Atividade
 

Na primeira unidade da disciplina apresentamos a caracterização da Linguagem Jurídica, enfatizando seus domínios e especificidades. Conceitos importantes foram explicados como, por exemplo, linguagem, variação linguística, contexto jurídico e argumentação jurídica. Tomaremos como base para a realização desta atividade os conteúdos da unidade 1, apenas.
 
A atividade está dividida em duas partes, a saber:

1ª parte: retomada de conteúdos
Primeiro, você deverá ir até o material da disciplina, especificamente na unidade 1, e elencar os conteúdos que foram apresentados identificando seus conceitos, caraterísticas e possíveis exemplos ou empregos na área jurídica. É importante que você anote e organize estas informações para que possa utilizá-las na próxima etapa da atividade.
 
2ª parte: elaboração de um mapa mental
Nesta etapa, você deverá elaborar um mapa mental apresentando os conteúdos selecionados na etapa anterior.
 
Para que servem os mapas mentais?
Os mapas mentais servem para estudar, organizar as informações, auxiliar na visualização de ideias e conceitos, aprender sobre algo novo de maneira mais visual, ou mesmo criar ideias novas. Trata-se, assim, de um instrumento de apoio para a visualização e melhor consolidação de informações sobre determinado tema.
 
Exemplo de mapa mental:

MAPA – IFPC – LINGUAGEM JURÍDICA – 53/2023

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Deixe um comentário