É o que você procurava?
Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado
Olá acadêmico(a) da Disciplina de Segurança Pessoal e Executiva.
O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo em noções sobre a segurança pessoal de figuras públicas com grande visibilidade e exposição social.
Atualmente vivemos em uma sociedade marcada pela intensificação dos índices criminais, causando violações ao ordenamento jurídico pátrio e, principalmente, à integridade física, causando prejuízos significativos aos indivíduos. Pessoas com grande visibilidade, como executivos e celebridades, por vezes, estão expostas a situações com maiores riscos, estando em maior vulnerabilidade. Diante da vulnerabilidade desse público, celebridades, artistas, políticos, socialites, há alguma metodologia ou ação direcionadas à proteção desse público?
Com a maior exposição que a maior parte da população, este grupo, composto por pessoas pública com grande destaque social, poderá utilizar-se das ações e dos preceitos da Segurança pessoal e executiva, metodologia esta que pode ser consubstanciada pelo plano de segurança, para assegurar a proteção e o cuidados do público a que se destina, visando a garantia do bem-estar desses no desenvolvimento de suas atividades corriqueiras.
O plano de Segurança é um instrumento prático utilizado pelos gestores de segurança privada no desenvolvimento de atos de segurança executiva e pessoal, para garantir a segurança de indivíduos reconhecidos como VIP’s, isto é, “Very Important Person”, termo que traduzido do inglês significa pessoa muito importante. Diante da relevância pública da pessoa, o plano de segurança visa a proteção do cliente, evitando que este seja exposto a perigo e a situações críticas que podem colocam em risco sua integridade física e seu patrimônio.
Verifica-se que o serviço de segurança privada voltado para a proteção pessoal, deve ser estruturado e devidamente autorizado pela Polícia Federal, impedindo ações desproporcionais e que não respeitem as diretrizes e normatizações existentes. A realização de atos voltados para a proteção da incolumidade física da pessoa delimitadas como VIP’s, necessita de profissionais devidamente habilitados para exercer a função e de um planejamento adequado.
Assim, para melhor entendimento sobre a estruturação do serviço de segurança privada, sugiro que realize uma pesquisa sobre a temática, pois por meio dela você compreenderá e assimilará com maior excelência os aspectos da segurança executiva e pessoal.
Cumpre destacar que no desenvolvimento da pesquisa vários questionamentos podem ser materializados, tais como: É possível o desenvolvimento de atos de segurança pessoal e executiva sem um planejamento adequado? Poderá ter um plano de ação sem o conhecimento detalhado das características e necessidade do VIP? Pode um plano de segurança não suprir as necessidades do cliente por negligência do gestor? Questionamento sobre as ações na segurança executiva e pessoal são essenciais para o desenvolvimento de atos corretos e que suprirão as necessidades dos indivíduos.
Como se observa, a segurança executiva e pessoal é imprescindível para a segurança de pessoas que possuem grande visibilidade ao público, pois estão constantemente expostas à situações de grande notoriedade, implicando no aumento do risco à sua integridade física. Para tanto, a referida metodologia tem como objetivo atos preventivos e defensivos para proteger o indivíduo no ambiente em que estiver ou em seu deslocamento.
Embora pareça algo simples, o desenvolvimento das ações de segurança executiva e pessoal deve seguir um plano de segurança, o qual é complexo e necessita de informações fundamentadas para subsidiar a estruturação do plano. Nessa perspectiva, é imprescindível que o gestor da segurança pessoal e executiva conheça e tenha informações suficientes em relação ao seu cliente, tendo informações detalhadas, visto que por meio delas é possível estruturar um plano eficaz e adequado.
Importante delimitar que o plano de segurança pessoal e executiva para atender às expectativas do cliente, deve analisar, respeitar e ponderar de forma objetiva sobre o tipo de cliente que utilizará os serviços, suas expectativas e necessidades, pois, só assim, poderá ser adequado o plano de segurança às particularidades do VIP e, assim, prestar o serviço de maneira efetiva.
Cumpre salientar que em relação ao objetivo do plano de segurança, além de proteger a integridade física da pessoa com visibilidade social, a segurança pessoal e executiva também é responsável pela proteção dos bens desses, impedindo sua dilapidação e a consumação de crimes contra o patrimônio.
Com objetivos delimitados, a segurança executiva deve seguir paramentos normativos e legislativos para alcança-los, evitando violações à direitos e atos lesivos ao cliente, sendo essencial conhecer as características e particularidades destes, individualizando as ações conforme as reais circunstâncias do caso concreto.
Elaborado pela Professora, 2023.
Vale indicar que o gestor da segurança pessoal e executiva precisa compreender que a realidade do cliente e suas particularidades, visto que a falta de conhecimento técnico, inclusive, conhecimentos básicos, prejudicará o desenvolvimento do serviço, podendo acarretar severos prejuízos ao cliente. Feito essas observações responda os seguintes questionamentos:
a) Quais são os principais usufrutários e cliente do serviço de segurança executiva e pessoal? Apresente suas características.
b) Há um critério objetivo para definir o efetivo a ser empenhado na segurança executiva e pessoal?
c) Como é definido o efetivo para a atuação em uma ação de segurança executiva?
É o que você procurava?
Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado
Deixe um comentário