ATIVIDADE 1 – PRÁTICA PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO MAKER – 54_2024

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As tendências educacionais contemporâneas estão em constante evolução para se adaptarem às necessidades cognitivas dos estudantes da geração nativa digital. Essa geração cresceu imersa em um ambiente onde a criatividade, a experimentação e a tecnologia são elementos centrais, e eles estão familiarizados com dispositivos eletrônicos, impressoras 3D, programação e mídias sociais desde cedo. Nesse contexto, as práticas educacionais precisam alinhar-se com essa realidade e utilizar recursos maker como ferramentas de ensino e aprendizagem.
 
Uma das tendências educacionais na Educação Maker aproveita a afinidade dos nativos digitais com a tecnologia para utilizá-la como uma aliada nas atividades maker na sala de aula. Isso pode incluir o uso de impressoras 3D, microcontroladores, ambientes de prototipagem e programação, que proporcionam uma experiência de aprendizagem mais engajadora e conectada com a realidade dos estudantes. No entanto, não basta simplesmente incorporar ferramentas maker no ambiente de ensino para garantir que o estudante desenvolverá habilidades e competências necessárias para a construção de projetos significativos. Os estudantes da geração nativa digital têm perfis e interesses variados, e as práticas educacionais na Educação Maker buscam atender a essas demandas individuais.

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