ATIVIDADE 1 – HIST – HISTÓRIA MEDIEVAL- 52/2023

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Analise, com atenção, o texto a seguir:

Já se viu que não foi a Igreja quem, por primeiro, empreendeu a repressão violenta contra as heresias, mas os príncipes, com suas sentenças, e o povo, com seus levantes e ameaças de linchamento, a pressionar os poderes na condenação dos hereges. É interessante entender a influência de diversos grupos nas concepções ora simplistas, ora exageradas — mas sempre tendenciosas — que perseveram em livros didáticos e na “boca do povo” sobre a Inquisição, sobretudo, para condenar totalmente a Igreja, sem o devido respaldo histórico. Veja a seguinte tese:

A história dessa instituição não foi ainda estudada de modo adequado. De fato, o caráter anti-católico da unificação da Itália deu força à polêmica iluminista e à propaganda protestante, que pintavam esse organismo como símbolo do obscurantismo, conferindo um caráter ideológico à reconstrução histórica. A seguir, veremos alguns mitos — numa acepção pejorativa — criados ao longo do tempo a respeito da Inquisição. 

“Tortura generalizada”: geralmente, há exageros na descrição do uso da prática de tortura, que já era aceita no direito romano para crimes graves. Tais práticas começaram a cair em desuso no séc. XIV e foram largamente retomadas na Inquisição Espanhola a partir do séc. XVIII. Ela era produto da época e não gerava estranhamento para a sociedade. A tortura era o último recurso e acontecia sob duas formas: in caput proprium, quando era o próprio acusado a sofrer; e in caput alienum, quando era aplicada às testemunhas suspeitas de esconder fatos. Em princípio, não poderia superar 15 minutos e não podia ser repetida, a não ser que houvesse fatos novos. 

“Inquisidor: um homem cruel e intocável”: Bernardo Guy (1261–1331) estabelece o perfil ideal do inquisidor: zeloso pela verdade e pela salvação das almas; calmo, ativo, intrépido, reflexivo; insensível a súplicas, mas não cruel; circunspecto; examinador minucioso; amante da justiça e da piedade. Ao contrário do que muitos pensam, os inquisidores tendiam mais à benevolência que à severidade. Quanto ao próprio Bernardo Guy, considerado um dos mais severos, consta que, entre 1308 e 1322, 40 pessoas foram queimadas; 67 tiveram seus ossos exumados e queimados; 300 foram presas; 16 receberam a cruz; 1 foi exilada à Terra Santa; 16 tiveram suas casas destruídas; 36 fugiram. Em Pamiers, a proporção de condenados ao fogo em relação a todos os processos foi de um sobre quinze; em Tolouse, um sobre vinte e três. Várias penas eram previstas para os inquisidores que falhassem no seu trabalho. Ele podia incorrer em 30 casos de pecado mortal em seu ofício: excomunhão, prisão, destituição etc. Contudo, esses números não são assustadores como poderia ser num período de temor e punição severa àqueles que se rebelavam à Igreja e ao Estado.

Ao contrário do que se afirma, as execuções eram raras, mas mantinham seu caráter aterrorizante. Até o último momento o condenado poderia salvar sua vida, ainda que a fogueira já estivesse acesa, pois poderiam ser condenados à prisão perpétua ou, de outra forma, terem suas penas substituídas. Mesmo no caso da Inquisição Espanhola, fala-se na condenação máxima a 1% ou 1,9% dos réus.

Fonte: SILVA, A. W. C. et al. Aspectos da Inquisição Medieval. Revista de Cultura Teológica, n. 73, p. 59–88, 2011.

Com base no exposto, escreva um texto explicando: à qual instituição medieval o texto se refere? Quais considerações históricas os autores fazem sobre essa instituição? Quais mitos são combatidos no texto? Por quê?

Orientações:

– Elabore o seu texto de forma dissertativa-argumentativa.
– Todos os materiais utilizados devem ser devidamente referenciados.
– Seu texto deverá conter, no mínimo, 15 e, no máximo, 30 linhas.
– Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.
– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.

Bom tabalho!

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