ATIVIDADE 1 – HIDROLOGIA E DRENAGEM URBANA – 53/2023

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Entre em contato e solicite um orçamento!!!
WHATS² (15) 99690-9221
https://bit.ly/JDassessoriaD2
J&D ASSESSORIA

Para melhor compreendermos o ciclo hidrológico, podemos analisar uma bacia hidrográfica. A bacia hidrográfica é delimitada por uma linha imaginária que divide as águas precipitadas e converge seu escoamento para um único ponto, o exutório.
A bacia hidrográfica compõe-se basicamente de um conjunto de superfícies vertentes e de uma rede de drenagem formada por cursos de água que confluem até resultar em um leito único no exutório (TUCCI, 2001). A Figura 1 mostra o mapa de uma bacia hidrográfica delimitada, em que podem ser observadas as curvas de nível em metros, o rio principal e suas distâncias (em quilômetros) em azul mais escuro, os rios menores e suas distâncias (em quilômetros) em azul claro; também podemos notar as cotas (em metros) da nascente e do exutório do rio principal.

Figura 1 – Bacia hidrográfica com cotas e distâncias Fonte: o autor.


Utilizando as informações da Figura 1, e sabendo que a área (A) da bacia é de 54,20 km² e o perímetro (P) da bacia de 86,42 km, calcule:
a) O Índice de Compacidade (Kc), sabendo que a área da bacia deve ser dada em km² e o perímetro em km:


b) O Índice de Conformação (Fc), sabendo que a área da bacia deve ser dada em km² e o comprimento axial do rio (Laxial) (comprimento do rio principal mais a distância da nascente do rio principal até o divisor topográfico), deve ser dado em km:


c) A declividade do rio (S) em m/km, sabendo que a diferença de cotas do rio deve ser dada em metros e o comprimento do rio principal em quilômetros:


d) A densidade de drenagem (Dd) em km/km², sabendo que o somatório dos comprimentos dos rios é dado em km e a área da bacia é dada em km²:

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Deixe um comentário