É o que você procurava?
Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado
A ocorrência do processo de mudanças climáticas, principalmente aquelas devidas ao aquecimento global induzido pela ação humana, foi pela primeira vez alertada na década de 1950. Já no final do Século XIX, o pesquisador sueco Svante Arrherius havia levantado a possibilidade de aumento de temperatura devido a emissões de dióxido de carbono. Ao longo dos anos 80, cresceu a preocupação de pesquisadores ligados a questões ambientais, com o impacto dessas mudanças sobre os ecossistemas. Na década de 90, foram desenvolvidos modelos que permitiram, de um lado, explicar a variabilidade de clima ocorrida ao longo do século, e, de outro lado, avaliar a contribuição de componentes naturais (vulcanismo, alterações da órbita da Terra, explosões solares, etc.) e antropogênicos (emissão de gases do efeito estufa, desmatamento e queimadas, destruição de ecossistemas, etc.) sobre essas variações.
O primeiro relatório global sobre as mudanças climáticas e a saúde foi publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1990 (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 1990). Durante a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento(CNUMAD), foi instalada a convenção sobre mudanças climáticas, junto com as convenções sobre diversidade biológica e a desertificação. No entanto, o tema das mudanças climáticas somente repercutiu na mídia com maior intensidade nos últimos anos, repercutindo sobre agendas de governos e pesquisa e no imaginário popular. A divulgação do 4º relatório de avaliação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCCAR4) em fevereiro de 2007; o filme “Uma verdade inconveniente”, ganhador do Oscar de melhor documentário de 2007; o tratamento midiático dado a uma série de eventos extremos do ponto de vista climático, catastróficos e social como o furacão Katrina, que destruiu Nova Orleans; a onda de calor na Europa em 2003, quando foi registrado um excesso de mais de 44 mil mortes (KOSATSKY T., 2005); o Catarina, que atingiu o sul do Brasil em 2004 e a seca no oeste da Amazônia em 2005, contribuíram para trazer à tona e reforçar o debate sobre as origens e os efeitos das mudanças climáticas em escala global, mesmo sem consenso para suas determinações causais. Tanto o furacão Katrina como a onda de calor na Europa evidenciaram que os impactos das mudanças climáticas não são exclusivos dos países mais pobres, mas sim global e ao mesmo tempo localizado.
Esse debate tem sido marcado pelo inevitável entrelaçamento entre questões técnicas, tecnológicas, políticas e sociais. Se por um lado a visibilidade dada às mudanças globais tem permitido a retomada da agenda ambientalista em sua versão mais ampliada, a visão catastrófica e globalizante sobre essas mudanças pode gerar um sentimento de impotência ou mesmo insensibilidade frente a mudanças que podem parecer inexoráveis. Além disso, esse debate carrega problemas intrínsecos relacionados às diferentes linguagens e interesses de pesquisadores, empresários, gestores e sociedade civil.
Disponível em:<scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742009000300011> Acesso em: 20 abr. 2023.
Sabe-se que os problemas ambientais muitas vezes são previstos com base em teorias e estudos estatísticos. Diante disso, explique em um breve texto dissertativo, de no máximo uma página de um rascunho de word, como a estatística pode auxiliar na previsão de eventos climáticos e/ou catastróficos e como futuro gestor ambiental, como você fará uso das ferramentas que está estudando na disciplina.
Atenção:
Sua resposta final para esta atividade de estudo, deve ser descrita diretamente no campo abaixo, ou seja, no quadro destinado a resposta, entretanto, antes de enviar a sua resposta final no campo de resposta, sugerimos que responda primeiramente em um arquivo WORD para analisar a sua escrita. Nesta análise, observe se você respondeu de acordo com o que foi solicitado no enunciado da questão, observe se possui erros ortográficos e somente após a sua conferência, copie sua resposta e cole neste campo de resposta da ferramenta da atividade.
*Todas as fontes de pesquisa utilizadas para a elaboração de sua resposta devem ser devidamente referenciadas. Caso utilize fontes de pesquisa, não deixe de referenciá-las ao final de sua resposta seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). É importante descrever a resposta com as suas próprias palavras, visto que cópias indevidas poderão não ser avaliadas. Estude e pesquise pelo assunto a fim de enriquecer sua argumentação teórica sobre o tema.
***Após organizar a sua resposta no campo de resposta, clique em RESPONDER e certifique-se de ter respondido exatamente o que você preparou no arquivo do word, relendo o que está no campo da sua resposta. Após a sua conferência, clique em FINALIZAR.
***Após clicar em finalizar, a resposta NÃO poderá ser alterada, nem mesmo aceita por outro tipo de ferramenta.
Bom trabalho.
É o que você procurava?
Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado
Trabalhos Relacionados:
PORTFÓLIO – PRÁTICA PEDAGÓGICA: PROCESSOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO MÉDIO – 54_2024
A tecnologia vem cada dia sendo discutida dentro das organizações e meios institucionais. Pensando nessa […]
Qual a importância da literatura na Educação Básica? Muitas vezes, quando estamos cursando uma graduação, temos diversas disciplinas, mas nem sempre compreendermos a importância delas para a formação acadêmica e do ser humano. Por este motivo, a atividade foi iniciada com uma pergunta que guiará a sua reflexão.S
Qual a importância da literatura na Educação Básica? Muitas vezes, quando estamos cursando uma graduação, […]
A cultura maker, em uma perspectiva interdisciplinar, representa um movimento inovador que transcende as barreiras tradicionais entre disciplinas acadêmicas. Ela valoriza a criatividade, o espírito empreendedor e a colaboração, estimulan
A cultura maker, em uma perspectiva interdisciplinar, representa um movimento inovador que transcende as barreiras […]
Deixe um comentário