Paulo Freire é um pensador que não pensa as ideias, mas a existência humana. Por isso, propõe uma escolarização na qual o sujeito seja capaz

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Paulo Freire é um pensador que não pensa as ideias, mas a existência humana. Por isso, propõe uma escolarização na qual o sujeito seja capaz de aprender a escrever a sua vida, como autor e como testemunha de sua história, isto é, biografar-se, existenciar-se, historicizar-se. Na proposta de Paulo Freire, por meio dos círculos de cultura, o professor passa a propiciar condições favoráveis à dinâmica do grupo, reduzindo ao mínimo sua intervenção direta no curso do diálogo.

 

Fonte: FREITAS, V. A. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá: UniCesumar, 2021.

Freire buscava proporcionar a reflexão dos seus alunos, e um dos métodos para isso era por meio de um ensino dialógico, aproximando a realidade do aluno à sala de aula, de modo que o professor também fosse transformado junto com o aluno. Desse modo, ele desenvolveu a “Pedagogia do Oprimido” em oposição ao ensino tradicional conhecido como “ensino bancário”.

 

Com base em seus conhecimentos sobre Paulo Freire, produza um texto dissertativo/argumentativo, respondendo a seguinte questão: quais são as principais características da Pedagogia do Oprimido em oposição ao ensino bancário? Busque basear suas argumentações na sessão do livro “Paulo Freire e seus Impactos nos Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação”. Seja assertivo(a) ao responder a pergunta levantada na atividade.

 

Orientações:

– Elabore, de forma dissertativa argumentativa, seu posicionamento frente à questão levantada.

– Você precisa, por meio de seu texto, deixar claro que conseguiu entender e interpretar a questão e que tem conhecimento e clareza o suficiente sobre o assunto para dissertar e argumentar sobre ele.

– Seu texto deverá conter, no mínimo, 15 linhas e, no máximo, 30 linhas.

– Utilize argumentos convincentes que expressem sua criticidade.

– Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.

– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.

 

Bom estudo!

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Deixe um comentário