É o que você procurava?
Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado
Toda propriedade, sendo ela urbana ou rural, sofre limitações legais. Dentre as diversas limitações, consta a função socioambiental da propriedade. Dentre as várias limitações, temos a usucapião como forma de perda da propriedade pelo exercício efetivo e cumprimento da função social da propriedade por terceira pessoa, diversa da do proprietário.
O indivíduo que busca a usucapião, ou seja, obter o título do imóvel que vem exercendo a posse, além dos requisitos necessários, deverá cumprir a função social, conforme determina o Art. 186 da Constituição Federal:
Art. 186. A função social é cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo critérios e graus de exigência estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos:
I – aproveitamento racional e adequado;
II – utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e preservação do meio ambiente;
III – observância das disposições que regulam as relações de trabalho;
IV – exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores (BRASIL, 1988).
Para que uma propriedade rural esteja dentro dos limites da função social, seu proprietário deverá cumprir simultaneamente os requisitos expostos, ou seja: I) desenvolver atividades rurais de forma a maximizar o uso da terra, nos termos da Instrução Normativa n° 11 de 2003 do Incra; II) manter, preservar e reparar o meio ambiente quando do exercício da propriedade e posse; III) preservar e respeitar as regras e relações do trabalho; IV) o proprietário rural deverá prezar e fomentar sua qualidade de vida, de seus familiares e funcionários.
Além da função social, o indivíduo deverá cumprir outros requisitos para adquirir esta propriedade, como, por exemplo, exercer a posse por determinado tempo, se comportar como dono (animus domini), pagar os tributos, conservar o imóvel, ter justo título ou não, obter a posse de forma pacífica etc.
Pois bem! Passemos à situação hipotética:
A Cooperativa de produtores de cana-de-açúcar (mundodoce), constituída desde 1980, possuí hoje em seu quadro mais de 50 famílias (todos os membros são agricultores familiares).
Quando da constituição da cooperativa, ela adquiriu 30 hectares, sendo esta quantia até os
É o que você procurava?
Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado
Trabalhos Relacionados:

MAPA – NUT – ÉTICA PROFISSIONAL DA NUTRIÇÃO – 51_2025
Você acabou de finalizar sua graduação em nutrição, o que você deve conhecer sobre a […]

MAPA – SEG – ERGONOMIA E DOENÇAS OCUPACIONAIS – 51_2025
Você sabe as vantagens da postura de trabalho sentado? Você sabe se a postura sentada […]

MAPA – LOG – GESTÃO DE PROJETOS – 51_2025
A Transportadora X, empresa de médio porte com atuação no mercado nacional há 20 anos, […]
Deixe um comentário