ATIVIDADE 01 – NUT – GENÉTICA E EMBRIOLOGIA – 51/2024

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Orientação nutricional pode ajudar portadoras da síndrome de Turner
A partir da avaliação de 35 portadoras da síndrome de Turner, a nutricionista Liliane Viana Pires constatou que o estado nutricional das pacientes avaliadas está comprometido quanto à quantidade dos minerais zinco e selênio no organismo. A pesquisadora também constatou que a maior parte delas se encontrava com sobrepeso e com um elevado percentual de gordura corporal, em especial as adultas.

A síndrome de Turner é uma doença genética que acomete apenas mulheres. Elas apresentam baixa estatura, não têm amadurecimento sexual espontâneo (não desenvolvem mamas, pelos pubianos e não menstruam) e apresentam uma tendência a problemas como diabetes, resistência à insulina, doenças cardiovasculares, da tireoide e obesidade. As participantes faziam uso de hormônio do crescimento/hGH (crianças e algumas adolescentes) e de estrógeno (as adultas e algumas adolescentes). “Uma dieta adequada em micronutrientes pode reduzir os riscos ligados às doenças associadas à síndrome de Turner”, aponta a pesquisadora. “Por isso, sugerimos a inclusão de profissionais de nutrição na equipe multidisciplinar que faz o acompanhamento das portadoras da síndrome”, afirma. Liliane pesquisou o tema em seu mestrado, apresentado no último dia 23 de junho na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP. 

Fonte: https://www.douradosagora.com.br/2008/07/21/orientacao-nutricao-pode-ajudar-portadoras-da-sindrome-de-turner/. Acesso em 15 dez. 2023.
 
A síndrome apresentada no texto e estudada pela nutricionista apresenta o seguinte

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Deixe um comentário