A principal utilidade de uma projeção ortogonal é poder converter uma imagem tridimensional em projeções bidimensionais, o qual chamamos de “vistas”. No Brasil, é definido por norma que utilizemos as vistas no primeiro diedro, ou seja.

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

ATIVIDADE 3 – DESENHO TÉCNICO – 54/2023

O sistema de projeção utilizado no desenho técnico é o sistema de projeção ortogonal, pensado e idealizado por Gaspar Monge, que foi um matemático, desenhista e inventor francês do século XVIII, considerado um dos pais da Geometria Descritiva (CRUZ; AMARAL, 2012). Nesse sistema, os elementos dos objetos são projetados sobre planos por meio de raios projetivos que partem de determinada posição e atingem o plano de representação.


Fonte: MONTEIRO, Cláudio Vinicius Barbosa. Desenho Técnico. Maringá-PR.: Unicesumar, 2018.


A principal utilidade de uma projeção ortogonal é poder converter uma imagem tridimensional em projeções bidimensionais, o qual chamamos de “vistas”. No Brasil, é definido por norma que utilizemos as vistas no primeiro diedro, ou seja, nossas representações devem ser feitas utilizando as vistas frontal, superior e lateral esquerda, seguindo principalmente suas regras básicas:

– A vista frontal é considerada a vista principal da peça e ela determina as posições das demais vistas.
– A vista superior sempre será representada abaixo da vista frontal e alinhada a ela. Sua largura máxima sempre será igual à largura máxima da vista frontal.
– A vista lateral esquerda sempre será representada à direita da vista frontal e alinhada a ela. Sua altura máxima sempre será igual à altura máxima da vista frontal.
– A altura máxima da vista superior sempre será igual à largura máxima da vista lateral esquerda.


Fonte: O autor (2023)


Abaixo temos uma ilustração de uma representação ortogonal.

Figura 01 – Representação isométrica e sua respectiva projeção ortogonal.
Fonte adaptada de: GISLON, Jacinta Milanez. Desenho Técnico e Construções Rurais. Indaial: Unicesumar, 2023.


Utilizando uma folha de papel, grafite, régua e demais instrumentos de desenho, faça a representação ortogonal das peças abaixo.

Fonte: O autor (2023).

Fonte: O autor (2023).
 

Fonte: O autor (2023).

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Deixe um comentário