A colonização da América portuguesa ficou marcada pela presença de brancos europeus, indígenas e povos africanos. Ess

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

MAPA – HIST – PRÁTICA DE ENSINO: VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO – 52/2023

A colonização da América portuguesa ficou marcada pela presença de brancos europeus, indígenas e povos africanos. Essa mistura de diferentes culturas resultou na formação do povo brasileiro, fruto de uma mestiçagem marcada pelo domínio e pela exploração dos portugueses por vários séculos. Todavia, mesmo sendo escravizados e/ou catequizados, tanto africanos como indígenas resistiram como puderam ao domínio imposto pelos lusitanos. Nesse âmbito, podemos considerar que uma das formas de resistência mais significativa foram as manifestações culturais dos povos escravizados. Assim, tanto a cultura africana como a indígena conseguiram sobreviver em meio à violência promovida pelos brancos dominadores, resistindo ao tempo e mantendo-se viva ao longo de nossa história. Essa riqueza cultural é sentida em nosso cotidiano, no modo como nos relacionamos em sociedade, nas práticas religiosas, nas manifestações artísticas e, principalmente, em nossa culinária.

Segundo o historiador Carlos Roberto Antunes dos Santos, o tema da alimentação começou a invadir as pesquisas no campo historiográfico impulsionando maior diálogo multi, inter e transdisciplinar e, consequentemente, permitindo outros olhares e novas abordagens nos estudos históricos.
 

“As cozinhas locais, regionais, nacionais e internacionais são produtos da miscigenação cultural, fazendo com que as culinárias revelem vestígios das trocas culturais. […] Os alimentos não são somente alimentos. Alimentar-se é um ato nutricional, comer é um ato social, pois constitui atitudes ligadas aos usos, costumes, protocolos, condutas e situações. Nenhum alimento que entra em nossas bocas é neutro. A historicidade da sensibilidade gastronômica explica e é explicada pelas manifestações culturais e sociais como espelho de uma época e que marcaram uma época”.

Fonte: SANTOS, C. R. A. Alimentação e seu lugar na História: os tempos da memória gustativa. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 42, p. 11-31, 2005. p. 12.


A partir dessas reflexões e tendo por referência a história da alimentação no Brasil, convidamos você para conhecer um verdadeiro universo de sabores e sensações que integram a culinária típica brasileira. Para que isso ocorra, primeiramente, será necessário realizar uma pesquisa histórica e, posteriormente, assumir o papel de protagonista no desenvolvimento deste MAPA. Esperamos que essa experiência seja enriquecedora, pois conseguiremos, a partir dela, trabalhar de uma forma imersiva e interdisciplinar, imprescindível para a formação de futuros docentes de História que atuarão na Educação Básica. Atenção para as etapas necessárias para o desenvolvimento desta atividade MAPA:

Primeira etapa:
1º Fazer uma pesquisa em vários sites sobre os pratos que integram a culinária típica brasileira e nos materiais disponíveis na pasta “Materiais da Disciplina”.

 De acordo com as suas habilidades culinárias e seus recursos financeiros, escolha um prato típico da culinária brasileira (seja de influência indígena seja africana).

 Realize uma pesquisa sobre a origem do prato escolhido: quando ele era utilizado (se era em algum momento específico, ritos, festividades, ou mesmo o seu significado), os ingredientes necessários para o seu desenvolvimento, o modo de preparo e como era servido.

 Prepare o prato escolhido e registre as etapas de seu desenvolvimento. Tire fotos dos ingredientes necessários, do modo de preparo e do prato já finalizado e organizado. Obs.: no mínimo, três e, no máximo, cinco fotos.

Segunda etapa:
 Após a conclusão da parte prática, você deverá desenvolver a etapa teórica da atividade MAPA.

 Acesse o canva.com, registre-se criando um login e senha: https://www.canva.com/pt_br/.

 Quando realizar o acesso, você visualizará, no centro da página, a opção “O que você vai criar hoje?”. Neste espaço, você digitará e-book receitas ou e-book receitas completas.

 Você visualizará inúmeros modelos de e-book, escolherá um que seja gratuito e começará a explorar o template que usará para montar seu próprio livro de receitas.

Terceira etapa:
 Na primeira página, deverá conter: seu nome completo, RA, polo pertencente, o nome do prato que você preparou e sua influência e/ou origem (indígena ou africana). Uma das fotos que você registrou durante o preparo servirá como capa.

 Na segunda página, coloque quais foram os ingredientes utilizados e a quantidade de cada um deles (você poderá colocar a foto dos ingredientes também).

 Na terceira página, apresente o modo de preparo do prato escolhido com as etapas necessárias (podendo colocar a foto dessa etapa).

4º Na quarta página, você colocará a foto do prato pronto e escreverá, em poucas linhas, o que achou dessa experiência e se reproduziria no Ensino Fundamental II ou no Ensino Médio.

 Na última lauda, coloque a referência dos sites e demais materiais que utilizou para realizar a pesquisa do prato escolhido.

 Baixe o e-book do seu livro de receitas em formato PDF, é este arquivo que você anexará e enviará por meio do campo do MAPA no Studeo.

*Informações importantes:
Não é obrigatório aparecer o rosto do(a) estudante nas fotos tiradas para esta atividade MAPA.
Os tutoriais para a realização desta atividade MAPA serão disponibilizados na Sala do Café.

Bom trabalho!

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Trabalhos Relacionados:

Deixe um comentário