A arte faz parte da cultura. Apesar de sua importância, geralmente, ela fica relegada a um segundo plano da vida de um ser humano ou

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

A arte faz parte da cultura. Apesar de sua importância, geralmente, ela fica relegada a um segundo plano da vida de um ser humano ou, até mesmo, os indivíduos não têm a consciência da precariedade do acesso a ela. Somado a isso, vemos que muitas pessoas não expressam interesse pela arte, muito menos pela História da Arte, por não enxergarem significado para as suas vidas, assim como não conseguem ter acesso por questões geográficas, como lemos no fragmento a seguir:

“O Brasil é admirado por sua diversidade cultural e produção artística. No entanto, o que é produzido em solo nacional é inacessível para uma grande parcela da população, segundo o IBGE (2010), as regiões metropolitanas concentram 41% de todo consumo cultural. Em outras palavras, existe um descompasso entre a oferta dos produtos artísticos e o acesso a eles.
Um dos maiores impasses enfrentados pelos brasileiros no acesso à cultura é a distribuição desigual do patrimônio artístico. Por exemplo, segundo o estudo realizado pelo o IPHAN (2010), enquanto 70% das cidades do Estado do Rio Janeiro declaram possuir exposições de artes plásticas, 72,3% dos municípios brasileiros não apresentam nenhum tipo de exibição. Ou seja, o acesso à cultura pode ser limitado pela concentração da oferta.
Por outro lado, a pesquisa realizada pelo Ministério da Cultura em 2013 demonstrou que 75% dos brasileiros ou não frequentam ou nunca foram a um museu. Entre os diversos motivos, destaca-se que muitos dos entrevistados afirmam não se sentir pertencentes à expressão cultural oferecida por eles. Deste modo, a inclusão cultural depende não só da formação de um público consumidor, mas também da redefinição dos valores enraizados”.

Fonte: https://medium.com/@leandrogomes/a-falta-de-acesso-%C3%A0-cultura-na-sociedade-brasileira-b16e81ddf09. Acesso em: 6 mar. 2023.

Como exposto, o material não falta em território brasileiro para popularizar a arte. Talvez, a solução para a popularização da arte seja a iniciativa humana e utilização de recursos disponíveis.

Pensando nessa problemática, caro(a) aluno(a), você terá o desafio de assumir a função de um(a) historiador(a) da arte e elaborar um plano de exposição de arte, a fim de ampliar o acesso social da cultura e da arte para a população. Para isso, você deverá desenvolver as seguintes instruções:

1. Escolher como a exposição acontecerá e nomeá-la (atribuir um título). Isto é, você poderá seguir três caminhos, poderá escolher uma exposição por um período histórico, por obras de um artista em especial ou por temáticas — obras de artistas diferentes e tempos diferentes, que retratam o mesmo tema. Lembrando que a exposição deverá ser de obras de arte imagéticas — esculturas, pinturas/quadros e fotografias.
2. Elaborar uma apresentação de slides que contemple suas ações para o desenvolvimento da exposição, isto é, uma espécie de catálogo digital. Os slides deverão possuir:

– Capa com informações pessoais e título da exposição.
– Um slide com objetivos da exposição — entre dois e cinco objetivos.
– Um slide com texto de apresentação da exposição.
– Slides que contemplem entre três e cinco imagens de obras de arte que se encontrarão na exposição, acompanhadas de legenda explicativa — título, autor, ano, o que a obra apresenta.
– Um slide com informações dos locais e horários da exposição — pode ser virtual ou algum local imaginado.
– Um slide com o link do seu vídeo de divulgação da exposição.
– E, por fim, um slide com as referências. Lembrando que o arquivo todo não poderá passar de 12 slides.

  1. Grave e disponibilize no YouTube um vídeo sobre a divulgação da exposição. O vídeo deverá ter até dois minutos e ter as informações necessárias da sua exposição.
    4. Seja criativo e utilize uma linguagem que atinja o maior número de público possível, tanto em sua escrita quanto em sua fala.
    5. A entrega do seu material deverá ser no formato de PDF, PPT ou PPTX.

    Orientações sobre a realização do MAPA
    – Assista ao tutorial, disponível na Sala do Café.
    – Faça seu MAPA em forma de slides e um vídeo.
    ​- O vídeo deverá ser postado na página da sua conta do YouTube, de maneira “não listada”.
    – Respeite o limite de tempo estipulado, não se esqueça de se apresentar e apresentar o conteúdo a ser discutido.
    ​- Atente-se à escrita do seu texto, uma vez que ela deve estar na norma padrão da língua portuguesa, com uma linguagem clara, objetiva e de fácil compreensão.
    – Para auxiliar no desenvolvimento do texto, faça o uso de seu livro didático e do material de apoio disponibilizado no Material da Disciplina.
    – Lembre-se que a adequação do texto às normas da ABNT é fundamental. Assim, atente-se às citações e à indicação das referências às suas fontes no final do texto.
    – Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.
    – O formato do arquivo deve ser “ no formato PDF, PPT ou PPTX.

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Trabalhos Relacionados:

Deixe um comentário