O poder imperial na Roma Antiga era complexo – visto que, apesar de não ser uma monarquia de fato, muitas atitudes imperiais se assemelhavam com um poder monárquico.Sobre esse assunto, considere os materiais a seguir:

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

O poder imperial na Roma Antiga era complexo – visto que, apesar de não ser uma monarquia de fato, muitas atitudes imperiais se assemelhavam com um poder monárquico.Sobre esse assunto, considere os materiais a seguir:
 
Texto 1:
“Decidi, César Nero, escrever para cumprir a função de espelho e mostrar-te que irás alcançar o maior dos prazeres. Com efeito, ainda que o verdadeiro fruto das ações seja o de haver atuado, e a virtude não tenha preço a parte de si mesma, é agradável dirigir o olhar ao nosso interior e contemplar a boa consciência; em seguida, fixe teus olhos nesta imensa massa em desacordo, subversiva, incontrolável, disposta a lança-se à destruição dos demais, assim como os teus, se conseguires romper o jugo; e diga a ti mesmo: Eu, entre todos os mortais, recebi a aprovação e fui eleito para desempenhar na terra o papel dos deuses?” (SÊNECA, Tratado sobre a Clemência: Livro I, I – I).
 
“Por enquanto, a clemência se materializa no que eu estava dizendo: que há uma grande diferença entre o rei e o tirano, embora ambos se protejam com as armas. Porém, um tem as armas e as utiliza para proteger a paz, o outro para reprimir os grandes ódios com grandes temores, e não contempla livre de cuidados as mãos para as quais tu deste” (SÊNECA, Tratado sobre a Clemência: Livro I, XXII – III).

Fonte: tradução nossa de: SÉNECA, L. A. Sobre la Clemencia. Estudio preliminar, traducción y notas de Carmen Codoñer. Madrid: Tecnos, 1988.
 
Texto 2:
O poder imperial romano no Principado, sobretudo o do princeps, não possuía um caráter monárquico e absolutista: isso quer dizer que o imperador assumia magistraturas vitalícias e detinha a autoridade sobre os demais magistrados, ao mesmo tempo em que deveria governar de acordo com o Senado, magistrados, exércitos e deuses para legitimar e manter seu poderio. A fim de demonstrar sua superioridade, muitas vezes este governante seguia uma corrente filosófica, que ditaria seu comportamento privado e público.

Levando em consideração os materiais anteriores, produza um texto dissertativo, que aborde os seguintes assuntos:
 
a) Como funcionava o poder imperial durante o Principado em Roma?
b) Quem foram Lúcio Aneu Sêneca e Nero?
c) Qual a relação entre Sêneca e Nero?
d) Quais assuntos Lúcio Aneu Sêneca trabalhou nos trechos apresentados no enunciado?

​Orientações:

  • De forma dissertativa-argumentativa, elabore seu posicionamento frente às questões levantadas.
  • Seu texto deverá conter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas.
  • Utilize argumentos convincentes, que expressem sua criticidade.
  • Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.
  • Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.

ATIVIDADE 1 – HIST – HISTÓRIA ANTIGA – 53_2024

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Deixe um comentário