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QUESTÃO 1
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Olá, estudante!
Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina e para realizar a atividade MAPA você precisa cumprir duas etapas:
(1) PRIMEIRA ETAPA: Introdução a Algoritmos de Ordenação
Os algoritmos de ordenação representam um papel fundamental na computação, e expressá-los em pseudocódigo oferece uma vantagem crucial. O pseudocódigo, por sua natureza simplificada e independente de linguagem, permite uma compreensão universal e acessível desses algoritmos. Essa abstração facilita o ensino, a análise e a implementação prática em diferentes contextos. Além disso, ao escrever algoritmos de ordenação em pseudocódigo, os desenvolvedores podem focar na lógica e na eficiência do algoritmo, sem as complexidades específicas de uma linguagem de programação. Isso promove uma compreensão mais profunda e uma adaptação mais fácil a diferentes ambientes de desenvolvimento, ressaltando a importância desses algoritmos como blocos essenciais na construção de sistemas eficazes e escaláveis.
(2) SEGUNDA ETAPA: Compreendendo o Problema
O problema consiste em compreender corretamente o algoritmo acima e responder aos seguintes itens:
A) Considere um vetor com os seguintes elementos: [11, 3, 8, 1, 15]. Da forma como foi apresentado, ao final, o algoritmo irá imprimir, na tela, algo como: “1 3 8 11 15”. Assim sendo, reescreva a linha de código 20, para que o algoritmo imprima, na tela, não só o conteúdo do vetor ordenado, mas também a posição de cada elemento, entre colchetes, para cada elemento respectivo, da seguinte forma: “[1]=1 [2]=3 [3]=8 [4]=11 [5]=15”.
B) Qual linha de código deveria ser reescrita, e como deveria ser reescrita, para que o algoritmo realize uma ordenação “não-crescente”?
C) Quais linhas de código deveriam ser reescritas, e como deveriam ser reescritas, para que o algoritmo realize a ordenação em um arranjo de tamanho 100? Indique a linha e reescreva-a adequadamente para tal propósito.
Dicas para realizar a atividade mapa:
1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Arquivos >> Material da Disciplina
2. Disserte a respeito do tema, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente.
3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.
4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
5. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
6. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zerada. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
8. Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software, etc. e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor(a) Mediador(a)
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