MAPA – CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA EMPRESARIAL – 51/2024

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

O DESAFIO DE ENGAJAR FUNCIONÁRIOS NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO Qual o impacto dos acidentes de trabalho na nossa sociedade? Como a economia brasileira e mundial é impactada por acidentes durante o trabalho? Você sabe a quantidade de acidentes de trabalho que temos no mundo? Já sofreu algum acidente de trabalho? Conhece algum programa de prevenção de acidentes?
 
Conforme dispõe o art. 19 da Lei nº 8.213/91, “acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.
 
Compreender de que forma será possível utilizar o conceito de adaptação da Teoria da Contingência na busca por soluções de engajamento de colaboradores na prevenção de acidentes e promoção de bem-estar no ambiente de trabalho. Você já fez registros de acidentes de trabalho? Já sofreu algum acidente de trabalho? Conhece alguém que sofreu acidente de trabalho?
 
O Brasil é o quarto país com maior índice de acidentes de trabalho. De acordo com os dados do INSS, levantados anualmente e interpretados pelo Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, só em 2018 o Brasil teve 623.786 casos de acidentes notificados. Dentro da média histórica, o país registra 700 mil acidentes por ano. A estimativa é que esse número seja subnotificado, ou seja, muitos casos nem chegam a ser anunciados e acabam não entrando na estatística. Dentro do G20, as 20 maiores economias do mundo, o Brasil é o 2º país em mortalidade de trabalhadores em acidente de trabalho. Os especialistas ouvidos pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana são unânimes em apontar que a maioria dos acidentes podem ser evitados. Mas, para isso, é preciso ter os órgãos de Estado funcionando e leis de proteção de pé. “Estima-se que doenças e acidentes do trabalho produzem a perda de 4% do PIB global a cada ano. No caso do Brasil, esse percentual corresponde a aproximadamente R$ 300 bilhões, considerando o PIB de 2020”, afirmou Luís Fabiano de Assis, procurador do MPT (Ministério Público do Trabalho) e cientista de dados.  Acima de tudo, reduzir esse índice alarmante passa por uma série de procedimentos. Os quais são obrigatórios dentro das organizações. 
 
Disponível em: https://bit.ly/3Ku0U3o; https://bit.ly/3A8j2ed. Acesso em: 17 Jan. 2022.

Diante do contexto apresentado e aos desafios atuais de um maior engajamento dos

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Trabalhos Relacionados:

Deixe um comentário