É o que você procurava?
Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado
Isso ocorre devido a pequenas imperfeições no material, geralmente provenientes do processo de fabricação utilizado para manufaturar o produto: bolhas de ar, descontinuidade granular e microtrincas são locais de acúmulo de altas tensões quando a peça é submetida a algum carregamento.
A fadiga já foi responsável por alguns acidentes notórios como, por exemplo, o voo Aloha Airlines 243, que perdeu uma parte de sua fuselagem em pleno voo devido à fadiga de um componente de reforço. Sabendo da importância do estudo de fadiga, imagine que você é o engenheiro projetista de uma empresa e precisa determinar a vida útil (quantidade de ciclos) de um eixo mecânico para que não haja surpresas no momento da falha.
ETAPA 1:
1- Modelar o eixo mecânico do desenho abaixo no SolidWorks.
Informações importantes: – Material: AISI 1020.

ETAPA 2:
2- Com a peça modelada, faça um estudo de vida útil (fadiga) utilizando o software Solidworks e apresente qual será o número de ciclos máximo (estimado pelo Software) que o eixo suportará sem falhar. Além disso, apresente também qual será a região da peça responsável por determinar a vida útil do componente.
Informações importantes para a simulação:
- Fixação: fixo na base de maior diâmetro.
- Força: 3000 kgf de tração (sistema Metric (G)).
É o que você procurava?
Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado
Trabalhos Relacionados:

ATIVIDADE 1 DESENHO MECÂNICO E METROLOGIA 53/2025
Na renomada fábrica de máquinas industriais Precisão Mecânica, o engenheiro de produção, Carlos, supervisiona a […]

ATIVIDADE 1 – PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO,TECNOLÓGICO E DISRUPÇÃO –53/2025
A produção do conhecimento científico tem sido historicamente uma das principaisresponsabilidades das universidades.Contudo, no contexto […]

ATIVIDADE 1 – EPROD – QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA – 53/2025
.Examine atentamente uma vela acesa, estudando seus componentes, arredores e estruturas. Em seguida, cuidadosamente, abafe […]
Deixe um comentário