AGÊNCIA PATRÍCIA GALVÃO. Cultura e raízes da violência contra as mulheres. Agência Patrícia Galvão, [2023]. Disponível

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

AGÊNCIA PATRÍCIA GALVÃO. Cultura e raízes da violência contra as mulheres. Agência Patrícia Galvão, [2023]. Disponível em: https://dossies.agenciapatriciagalvao.org.br/violencia/violencias/cultura-e-raizes-da-violencia. Acesso em: 23 set. 2023.

Excerto 1: Uma proposição que institui a Semana de Conscientização Sobre a Violência contra a Mulher nas Escolas Públicas do Pará foi aprovada durante a Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa). De autoria da deputada Marinor Brito, o Projeto de Lei n° 130/2021 determina a semana do dia 7 de agosto como o período para a realização das ações temáticas. “A construção de uma sociedade mais igualitária, com mais respeito e melhoria das condições de vida das mulheres também passa pela educação. O ensino pode ser decisivo para a redução da desigualdade de gênero. É importante refletirmos sobre como o aprendizado pode agir para a redução e prevenção desses casos”, justificou Marinor Brito.

MELLO, N. Pará poderá ter Semana de Conscientização sobre a Violência contra a Mulher nas Escolas Públicas. Assembleia Legislativa do Estado do Pará, 16 ago. 2023. Disponível em: https://www.alepa.pa.gov.br/noticia/8557/. Acesso em: 16 ago. 2023.

Excerto 2: “Se, por um lado, ao se tratar de conflitos de guerra, o Brasil seja um país pacífico, por outro, ele é recordista em violência às minorias – qualificados como minorias sob o direito internacional –, que se estende aos mais variados grupos sociais, como a violência contra negros, defensores de direitos humanos, de ativistas ambientais, moradores de comunidades carentes, homossexuais e mulheres. Vale destacar que a situação política de alguns desses grupos melhorou significativamente nos últimos anos. No entanto, o discurso discriminatório sobrevive e acaba por negar os direitos básicos aos membros dessas minorias, por vezes, baseado em crenças discriminatórias e infundadas”.

PRADO, F. M. Educação, Direitos Humanos e Cidadania. Maringá: Unicesumar, 2021.
 
Após a leitura dos excertos anteriores e o estudo do livro didático da nossa disciplina, imagine a seguinte situação hipotética: você trabalha em uma escola do Ensino Fundamental, em reunião com a equipe pedagógica e docente, percebeu a necessidade de efetuar uma ação de promoção da Igualdade de Gênero, tendo em vista os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e sua meta 5, que diz: “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”, bem como o avanço da desigualdade de gênero na sociedade contemporânea brasileira.

Diante disso, você ficou responsável em elaborar uma oficina para os alunos e alunas sobre Direitos Humanos com ênfase nessa temática. Em reunião foi decidido que a oficina terá duração de 2 dias, e você terá liberdade para distribuir o conteúdo da oficina. Use a criatividade em relação aos métodos e recursos utilizados. Aproveite o conteúdo que aprendeu nessa disciplina, pesquise na internet e promova por intermédio da educação a defesa dos Direitos Humanos e da Cidadania para o público dessa escola.
 
Seu projeto deve apresentar as informações abaixo para cada dia de oficina:

  • Temáticas abordadas em cada dia do evento e a relevância desses temas para a comunidade; (3 a 5 linhas)
  • Atividades e dinâmicas que envolvam os alunos para os dois dias; (3 a 5 linhas)
  • Dados da problemática em questão no Brasil e/ou sua cidade; (apresentar fontes: jornais, dados confiáveis de ONG, dossiês etc);
  • Recursos envolvidos e metodologia aplicada (internet, webinar, cartazes, teatro, música, roda de conversa, circulo restaurativo etc.);
  • Palestrantes convidados; (Nomes e temáticas das palestras).

ORIENTAÇÕES:
– Todas as respostas solicitadas deverão ser inseridas no Formulário MAPA padrão disponível no ambiente da disciplina, na pasta MATERIAL DA DISCIPLINA.

  • Assista ao vídeo explicativo da atividade disponível na Sala do Café.
    ​- Formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado.
  • Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa, referencie conforme as normas da ABNT.
    – Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina.
  • Quando concluir a atividade dentro do Formulário MAPA, você deve anexá-lo clicando sobre o botão “Selecionar arquivo”, clique no botão “Responder”. Confira se o arquivo anexado é o arquivo correto da sua atividade, após certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão “Finalizar”.
  • Após “Finalizar” a atividade, não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
  • MAPA – EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA – 54/2023

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Deixe um comentário