MAPA – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO – 52/2023

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Cenas de um cotidiano escolar: a violência entre meninos e meninas tem nos estarrecido a cada dia. Tal experiência nos faz compreender a necessidade de uma reflexão mais profunda sobre a natureza humana, para então, pensar em propostas que nos auxiliem nas transformações das relações de violência explícita, as quais nossos meninos e meninas têm sido foco (TOGNETTA, 2005, p.1).

TOGNETTA, L. R. P. Violência na escola: os sinais de bullying e o olhar necessário aos sentimentos. In: Pontes, Aldo; De Lima, V. S.: Construindo saberes em educação. Porto Alegre: Editora Zouk, 2005.

Dentre as situações de violência que acontecem no contexto escolar, o Bullying com certeza é um dos maiores desafios para os educadores nas mais diferentes áreas de atuação. Diante disso, imagine a seguinte situação hipotética: a Instituição de Ensino na qual você trabalha tem tido dificuldades nas relações interpessoais entre os alunos, as quais tem desencadeado situações de Bullying. Com o intuito de desenvolver um programa de combate a essa prática, a Instituição delegou algumas ações para serem desenvolvidas pelos educadores. Portanto, ficará sobre a sua responsabilidade:

 

1º passo: Escolher uma atividade para ser realizada com os alunos que trabalhem temas interpessoais relacionados à diversidade, tolerância ou empatia; podendo ser uma dinâmica de grupo, jogo ou brincadeira, dependendo da idade dos participantes. Você não precisará aplicá-la, mas deverá elaborar um plano de aula constando: Turma (qual o ano de escolaridade e idade média dos alunos) tema, conteúdo, objetivos (dois), estratégias, recursos necessários, duração.

 

2º passo: Elaborar um informativo (de uma página) para os pais, pelo site “Canvas” ou outra ferramenta de sua preferência, esclarecendo sobre o bullyingcyberbullying, suas causas e consequências. Você poderá utilizar como material de apoio o livro da disciplina e o artigo – Bullying nas escolas (SILVA e BORGES, 2018). Não esqueça de colocar as referências bibliográficas que usou. Salve o informativo como JPG ou JPEG e anexe ao formulário padrão da disciplina.
SILVA, L. O.; BORGES, B. S.  Bullying nas escolas. Direito & Realidade. Monte Carmelo/MG: UNIFUCAM, v.6, n.5, p.27-40, 2018.

3º passo: Em uma cartolina (50×66), escrever um trecho da Lei Nº 13.185 de 06 de novembro de 2015, que Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying), que lembre aos profissionais da escola o compromisso com a prevenção ao Bullying. Tire uma foto e anexe ao formulário padrão da disciplina.

Observações:
– Utilize formulário padrão disponível no material da disciplina.
– Utilize a letra Arial, tamanho 12, com espaçamento 1,5 e alinhamento justificado.
– As citações e as referências devem seguir as Normas da ABNT.
– Ao enviar a atividade, certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois você terá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio.
– Em caso de cópia literal, sem as devidas referências, a atividade será zerada.
– Caso tenha dúvidas, entre em contato com seu professor mediador pela ferramenta “Fale com o Mediador

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Trabalhos Relacionados:

Deixe um comentário