ATIVIDADE 1 – ADM – CIÊNCIAS POLÍTICAS – 54_2025

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

QUESTÃO 1

MV-ASSESSORIA

Consulte a nossa assessoria pelo Número:

Whats(15)98170-8778
Tele gram:(15)98170-8778
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico

A separação de poderes é um dos pilares fundamentais do Estado Democrático de Direito, tendo como objetivo evitar a concentração de poder e prevenir abusos por parte dos governantes. Inspirada nas ideias de Montesquieu, a Constituição Federal de 1988 estabelece a divisão das funções estatais entre Executivo, Legislativo e Judiciário, cada um com competências próprias, mas interdependentes, por meio do sistema de freios e contrapesos.

No Brasil, essa estrutura busca assegurar que nenhum poder se sobreponha aos demais, mantendo o equilíbrio institucional. No entanto, crises políticas, disputas por competências e interpretações divergentes da Constituição colocam à prova a eficácia desse modelo.

Diante desse cenário, compreender o funcionamento da separação de poderes é essencial para analisar os mecanismos de controle e proteção da democracia, especialmente quando um poder intervém para conter excessos de outro.

Elaborado pelo autor.

Com base nos conceitos apresentados no livro, explique como funciona o princípio da separação de poderes no Brasil e apresente um exemplo concreto de atuação de cada um dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – que demonstre seu papel no equilíbrio e na preservação da democracia.

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Trabalhos Relacionados:

Deixe um comentário