MAPA – AGTEC – USO DE DRONES, GEOPROCESSAMENTO E INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS – 53_2025

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

1ª QUESTÃO
Os índices de vegetação, calculados a partir de dados de sensoriamento remoto, provenientes de imagens de satélites e drones, são ferramentas essenciais na agricultura moderna, por quantificarem, de forma rápida e abrangente, o vigor, a saúde e a cobertura das plantas, detectando variações na atividade fotossintética, no conteúdo de clorofila e na estrutura da vegetação. Esses índices permitem que agricultores e técnicos identifiquem precocemente áreas com estresse hídrico, deficiências nutricionais, pragas, doenças ou falhas no plantio e no desenvolvimento das culturas.
O Índice NDVI (Índice de Vegetação por Diferença Normalizada) é o mais utilizado na agricultura, pois
permite obter dados relacionados à saúde da vegetação, utilizando bandas do vermelho e do infravermelho próximo para geração de resultado. No entanto, sua aplicação requer equipamentos com câmera multiespectral embarcada, das quais possuem custos muito mais elevados do que as câmeras convencionais RGB. Nesse sentido, existem outros índices que podem ser aplicados apenas utilizando câmera RGB de drones, entre eles: o GLI (Índice de Folhagem Verde), que emprega bandas do verde, vermelho e azul e é muito usado para avaliar a quantidade de matéria verde em uma área, especialmente em culturas agrícolas.
Ele é calculado a partir de imagens RGB (vermelho, verde e azul) e varia de -1 a +1. Valores positivos
indicam a presença de vegetação verde, enquanto valores negativos, geralmente, representam solo ou
vegetação degradada.
Nesse contexto, caro(a) estudante, imagine que você foi contratado para avaliar a saúde da vegetação de
uma área rural utilizando imagens de satélite. Com base no ortomosaico fornecido (produzido a partir de
um levantamento utilizando drone), sua tarefa é gerar o índice GLI, no software QGIS, identificar zonas de
vegetação saudável, degradada e solo exposto, apresentando um relatório simplificado como resultado.
Passos para a realização da atividade:
Passo 1 – Instalação do QGIS- Acesse o site oficial: https://qgis.org.- Baixe e instale a versão estável mais recente do QGIS (recomenda-se a versão LTR).
Passo 2 – Baixar o orthophotomosaico no link:
https://drive.google.com/drive/folders/1DmmKL5chqMnWMvRwBrjOVMCp1VBKeUnH?usp=sharing
Passo 3 – Importar o orthophotomosaico- Abra o QGIS e crie um novo projeto.- Vá até o menu “Camada > “Adicionar Camada” > “Adicionar Camada Raster”.- Selecione e adicione o arquivo do orthophotomosaico.
Passo 4 – Aplicar o GLI- Acesse o menu “Raster > Calculadora Raster”.- Indique um arquivo de saída no campo “Camada de saída”.- No campo de expressão, insira a fórmula do GLI:
( 2 * “Ortophoto_MAPA@2” – “Ortophoto_MAPA@1” – “Ortophoto_MAPA@3” ) / ( 2 *
“Ortophoto_MAPA@2” + “Ortophoto_MAPA@1” + “Ortophoto_MAPA@3” )- Defina o nome e o local de saída do arquivo. Clique em OK.
Passo 4 – Visualização e simbologia- Após a geração do GLI, vá até a camada resultante.- Clique com o botão direito e vá em “Propriedades” > “Simbologia”.- Em “Tipo de Renderização”, altere para “Banda simples falsa-cor”. Utilize qualquer escala de cor (recomenda-se usar o gradual do vermelho para o verde).- No campo “Configurações de valor Min / Max” > “Cumulativa corte de contagem”- Clique em “Aplicar”
Passo 6 – Faço um print da tela de modo que pegue o talhão inteiro na tela.
Passo 7 – Produza um texto contendo os seguintes elementos:- Explique a importância dos índices de vegetação aplicados à agricultura.- Insira a imagem do print do passo anterior.- Com base na aplicação do GLI no talhão, produza um relatório simplificado, discorrendo sobre a situação
do plantio e os elementos ressaltados pelo índice, nesse caso específico. Procure tentar inferir o que pode
estar acontecendo (falha de plantio, praga, problemas de fertilização do solo etc..)

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Trabalhos Relacionados:

Deixe um comentário