As onicomicoses são uma das principais infecções cutâneas que acometem as unhas. Essas infecções são causadas, em sua maioria, por fungos do tipo dermatófitos, mas também podem ser provocadas por fungos não-dermatófitos ou leveduriformes. Alguns fatores estão associados à epidemiologia das onicomicoses, ou seja, fatores que se relacionam com a frequência, distribuição e ocorrência entre indivíduos de uma

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

As onicomicoses são uma das principais infecções cutâneas que acometem as unhas. Essas infecções são causadas, em sua maioria, por fungos do tipo dermatófitos, mas também podem ser provocadas por fungos não-dermatófitos ou leveduriformes. Alguns fatores estão associados à epidemiologia das onicomicoses, ou seja, fatores que se relacionam com a frequência, distribuição e ocorrência entre indivíduos de uma população. Entre esses fatores, podemos citar a classe social, a ocupação no trabalho e outras doenças pré-existentes no paciente.
Além das onicomicoses, outra condição que pode afetar as unhas é a psoríase. A psoríase ungueal, uma manifestação da psoríase, pode apresentar sintomas semelhantes aos das infecções fúngicas, como espessamento das unhas, descoloração e fragilidade. No entanto, a psoríase ungueal também pode causar alterações distintas, como “pontos de óleo” ou “pitting” (pequenas depressões na superfície da unha) e estrias. Devido a essas semelhanças, é essencial ao profissional podologista saber como agir e atuar na diferenciação da onicomicose e da psoríase ungueal, garantindo um diagnóstico preciso e um tratamento adequado ao paciente.
 
Elaborado pelo professor.

Dessa forma, futuro podologista, é imprescindível que você tenha o conhecimento a respeito dessas patologias, bem como conheça as suas principais características. Para isso, convido você a aprofundar seus conhecimentos com a execução desta atividade, vamos lá?

MAPA – POD – PODOPATOLOGIA – 54_2024

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Trabalhos Relacionados:

Deixe um comentário