MAPA – PED – METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA – 54_2024

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

A educação tem enfrentado, nas últimas décadas, o desafio de reconhecer e abraçar a diversidade cultural, étnica, de gênero e socioeconômica presente nas salas de aula. Isso implica desenvolver currículos que reflitam sobre a pluralidade de experiências e perspectivas, proporcionando uma educação que supere os padrões eurocêntricos.
 
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) estabeleceu as normas e diretrizes para a educação no Brasil. Vemos que, dentre as suas importantes abordagens, estavam a formação integral do indivíduo, o desenvolvimento de suas potencialidades, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. (BRASIL, 1996).
Sendo assim, o ensino contextualizado e interdisciplinar tornou-se imperativo para oferecer uma ponte entre teoria e realidade do aluno, integrando os diversos ramos do conhecimento.
 A LDB influenciou diretamente o ensino de História, proporcionando diretrizes que moldam a abordagem pedagógica, os currículos e as práticas educacionais. A LDB destacou a importância da valorização da diversidade cultural, dos direitos humanos e da compreensão do meio ambiente nos currículos escolares. Assim, a LDB abriu espaço para a inclusão de diferentes perspectivas históricas, reconhecendo a multiplicidade de vozes que contribuíram para a formação do Brasil.

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Trabalhos Relacionados:

Deixe um comentário